Sant'Ana do Livramento - Com a volta do calor, os cuidados para prevenir o aparecimento de focos de dengue no município têm de ser redobrados. Apesar do controle realizado nos meses de frio deste ano, os ovos do Aedes aegypti, que podem durar cerca de 400 dias, eclodem justamente nesta época em que a temperatura fica acima dos 20ºC.
A Vigilância Sanitária Municipal, que desde 2003 vem realizando um trabalho contínuo de prevenção ao aparecimento de focos de dengue, mantém a mesma metodologia em que, seguindo um itinerário a cada dia, os agentes de campo verificam se existe foco do mosquito da dengue em residências e terrenos baldios assim como esclarecem à população sobre as formas de combater o inseto prevenindo dessa forma o aparecimento da doença.
Quando um foco é encontrado, faz-se a coleta de uma amostra para análise, se o resultado se confirmar a equipe da vigilância se dirige ao local para limpeza e posterior desinfecção. Para intensificar as ações no que diz respeito ao controle do mosquito transmissor da dengue, foram instaladas nos meses de junho e julho, 179 armadilhas espalhadas pelo município.
Conforme as agentes de campo Leticia Brasil Borba e Simone dos Santos, apesar dos meses quentes serem mais propícios à proliferação do mosquito, ele não pára de se reproduzir nas demais épocas do ano, portanto daqui para frente os cuidados em evitar pontos de água parada têm que ser mais intensos. Elas também informam que as pessoas que tiverem dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados para prevenir a dengue, podem contatar o serviço de vigilância pelo telefone 32442570.
(
A Platéia, 14/09/2007)