Uma mortandade de peixes na Lagoa do Meio, próximo ao Cemitério São José, no bairro Novo Horizonte, em Linhares, foi denunciada pelo vereador Pedro Joel Celestrini (PV). A mortandade dos peixes foi registrada na segunda-feira (10) mas, sem providências, ainda morrem peixes, principalmente cará e tucunaré.
Nesta quinta-feira (13) o vereador Joel Celestrini disse não poder informar quanto de peixe morreu, mas que a quantidade é grande. Para ele, a causa provável da mortandade dos peixes é a contaminação da lagoa por esgotamento doméstico.
O vereador disse ainda que a prefeitura de Linhares ainda não respondeu a seu ofício denunciando a morte dos peixes e requerendo providências, solicitadas em caráter de urgência. Denunciou que ainda não houve coleta de material para exame laboratorial para identificar a causa das mortes.
Uma outra denúncia do vereador é de que somente parte da lagoa foi despoluída, embora o trabalho já venha sendo realizado há um ano. O processo movimenta a matéria orgânica no fundo.
O prefeito de Linhares é José Carlos Elias (PTB).
(Por Ubervalter Coimbra,
Século Diário, 14/09/2007)