Os caxienses produzem em média 60 toneladas de lixo seletivo por dia. Desse total, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) consegue recolher cerca de 40 toneladas. O restante é arrecadado antes pelos catadores.
Apesar disso, desde a instalação dos contêineres, em agosto, a coleta seletiva tem aumentado na cidade. A Codeca diz que está conseguido recolher até quatro toneladas a mais por dia somente na área de abrangência do novo sistema de recolhimento de lixo. A companhia também tem realizado uma série de atividades para estimular a comunidade a separar o lixo. O trabalho é feito principalmente nas escolas com crianças e adolescentes. Além de palestras feitas diariamente, são promovidos passeios educativos.
O projeto Caminhos do Lixo, o principal deles, conduz as pessoas pelo mesmo percurso feito pelos resíduos da cidade. Elas conhecem a Codeca, o aterro sanitário, as reciclagens e o Museu do Lixo, situado na Réplica dos pavilhões da Festa da Uva. Cerca de 500 crianças participam da atividade todas as semanas.
(
Pioneiro, 13/09/2007)