Joinville é uma cidade que vem desenvolvendo-se a cada ano, de uma maneira bem acelerada. Esse crescimento acaba afetando o meio ambiente, em todos os sentidos. As pessoas não estão preocupando-se da maneira que deveriam com o futuro de seus descendentes.
Todos os dias, nos noticiários e revistas, estudos e pesquisas mostram os estragos praticados pelo homem ao meio ambiente. Nossa cidade está atravessando um grande desenvolvimento industrial e, com isso, é necessário que haja um comprometimento das empresas para a preservação do meio ambiente.
A poluição não vem somente das indústrias, mas de muitos fatores, como veículos automotivos, queimadas, esgoto não tratado, lixo jogado em rios e outros...
É preciso que cada um faça a sua parte na preservação do meio, separando lixo reciclável, não jogando lixo nos rios e mares, preservando as árvores que estão ao nosso redor e plantando novas árvores, quando possível. Uma série de pequenos atos, mas que, juntando toda a população, será fundamental para a preservação do planeta.
Há anos Joinville foi titulada como a Cidade das Flores e das Bicicletas. Mas, hoje, podemos perceber que as bicicletas já não estão sendo utilizadas como antigamente.
O uso da bicicleta é ecologicamente correto, não há poluição alguma na sua utilização. Em muitas situações poderíamos substituir o carro pela bicicleta. Basta um pouco de conscientização da população!
(
Diário Catarinense, 13/09/2007)