Para arborizar o canteiro central da Avenida Bento Gonçalves, que se estende pelos bairros Partenon, Santana e Azenha, funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre vão utilizar equipamento especial, em virtude da dificuldade encontrada. Para romper a camada de asfalto, será utiliza um equipamento especial chamado martelete hidráulico.
“A surpresa é que, além da camada asfáltica, presente em todas as grandes avenidas, encontramos ainda uma camada de concreto e outra de paralelepípedos. Em alguns pontos, encontramos também pedaços de trilhos de ferrovia”, explica o titular da Smam, Beto Moesch.
O projeto prevê um total de 600 mudas, de espécies como canafístula, pau-ferro e ipê-roxo, além de frutíferas nativas. “São árvores com copa alta, que não prejudicarão o trânsito de ônibus quando crescerem”, destaca Moesch. O secretário acrescenta ainda que os plantios estão sendo realizados nos canteiros centrais devido a presença de diversos elementos urbanos que não permitem a arborização dos canteiros laterais da avenida, como passeios estreitos, caixas de luz e bocas-de-lobo.
Os plantios do ano de 2007 inicialmente iriam se estender até o mês de setembro, com previsão de 10 mil novas mudas, mas, devido às dificuldades encontradas, a data será postergada. Todas as árvores são produzidas no Viveiro Municipal.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 12/09/2007)