Gorila de Planície - Passou de sob risco para criticamente em perigo em 2006. O número de gorilas, encontrados em algumas nações da África, caiu em 60% nos últimos 20 ou 25 anos devido ao vírus da Ebola e à caça.
Golfinho Branco ou Baiji - Passou de sob risco/possivelmente extinto para criticamente em perigo em 2006. A última vez que foi visto foi em 2002. Está ameaçado devido à caça e a poluição no Rio Amarelo, na China.
Grande Tubarão Martelo - Sob risco. Sua barbatana vale ouro em alguns lugares. Eles também sofrem por ficarem presos em redes de pesca e só se reproduzem uma vez a cada dois anos. No Atlântico, o número pode ter caído em 80% nos últimos 25 anos.
Orangotango de Bornéo e Sumatra - Os de Sumatra estão criticamente em perigo e os de Bornéo, sob risco. Cerca de 7.300 Orangotangos de Sumatra são selvagens. As duas espécies estão ameaçadas.
Corais e Algas - Três espécies de corais de Galápagos estão entrando na Lista Vermelha pela primeira vez. A ameaça ocorre devido às alta temperaturas do oceano.
Gharial - Passou para criticamente em perigo. É um tipo de crocodilo encontrado na Índia e Nepal. Sua população caiu de 436 (em 1997) para 182 (em 2006).
Abutres - Tanto os asiáticos quanto os africanos estão ameaçados. Na Ásia, a espécie egípcia passou para a categoria sob risco. Já o africano está na lista dos criticamente em perigo.
Begônia de Penang - A begônia de caule macio é a única da lista desse ano que entrou em extinção.
Peixe Cardeal de Banggai - Na liste de espécies sob risco pela primeira vez. O peixe indonésio listrado também vale ouro.
Periquito das Ilhas Mauricio - Espécie passou de criticamente em perigo para sob risco.
(
O Globo Online, 12/09/2007)