Mudança é conseqüência do alto índice de incêndios e falta de previsão de chuva. O período de proibição de queimadas em Mato Grosso, que terminaria no sábado (15), foi prorrogado por mais dez dias. Segundo a administração estadual, o decreto que determina a alteração do prazo deve ser assinado pelo governador Blairo Maggi (PR) nesta quarta-feira (12).
O Governo informa que período proibitivo das queimadas, de 15 de julho a 15 de setembro, é definido pela Lei Complementar 233, de 21 de dezembro de 2005. A lei prevê que o prazo pode ser modificado de acordo com as condições climáticas.
Do início do período de proibição até a última segunda-feira (10), Mato Grosso havia registrado 9.482 focos de calor. O número é 18% menor do que no ano passado, quando foram registrados 11.542 focos de calor. Apesar disso, a situação é considerada crítica, já que não há previsão de chuva.
O incêndio mais grave deste ano foi o que atingiu a região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que demorou 12 dias para ser controlado.
O superintendente da Defesa Civil, major BM Abadio José da Cunha Júnior, disse que será apresentado um relatório com todas as informações sobre esse incêndio. A estimativa é de que pelo menos 15% da área do parque foi queimada.
(
G1, 12/09/2007)