O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) assinou nesta quarta-feira (12/09) os três contratos com as empresas vencedoras da licitação dos novos serviços da coleta de lixo em Porto Alegre. A operação iniciará no prazo máximo de 60 dias. "Estamos à disposição das novas empresas para iniciarmos o trabalho antes da data-limite, no menor prazo possível", afirmou o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
Os representantes das três empresas – Qualix (coleta domiciliar), Construrban (resíduos públicos) e Delta (coleta especial) – prometeram analisar a possibilidade de iniciar as novas operações antes de 12 de novembro. Eles saíram do auditório do DMLU diretamente para a Divisão de Coleta e Limpeza (DLC), onde fizeram as primeiras reuniões com os setores específicos, para conhecer os roteiros e procedimentos de rotina. As paulistas Qualix e Construrban e a carioca Delta começam nos próximos dias as ações de instalação de suas sedes em Porto Alegre, a seleção e contratação de pessoal e a aquisição dos equipamentos para os serviços.
A modernização, a regularidade e a qualidade dos novos serviços a serem implantados foram destacadas pelo diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, enquanto o secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch deu ênfase ao processo licitatório do qual participaram 11 empresas. "O preço desses três contratos ficou 18% abaixo do que a Prefeitura tinha definido como limite a pagar. Isso significa uma redução de R$ 25,6 milhões a serem gastos durante os próximos cinco anos", destacou Tatsch.
A cerimônia pública de assinatura dos contratos contou com a presença da procuradora-geral do município, Mercedes Rodrigues; do coordenador do grupo de trabalho responsável pelas licitações; Roberto Bertoncini, e de membros do Grupo de Observadores nomeados pelo prefeito José Fogaça, além do diretor do DMLU e do Secretário da Fazenda.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 12/09/2007)