O secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano do Estado, Marco Alba, e os prefeitos de Augusto Pestana, Cândido Godoi, Jóia, Porto Mauá, Redentora, Santo Cristo, São Paulo das Missões, São Valério do Sul e Seberi, assinaram convênio para a perfuração de poços, que irão beneficiar mais de 2,7 mil famílias.
Conforme Marco Alba, esse trabalho é fundamental para as comunidades por propiciar o abastecimento de água às famílias que residem longe dos centros urbanos e mais necessitadas da ação do Governo do Estado nesta área. “Muitas destas famílias que serão beneficiadas com os poços já estavam sofrendo com a falta de água, assim como os alunos de várias escolas destas localidades”.
Em Augusto Pestana, será perfurado um poço no perímetro urbano para abastecer o reservatório local e distribuir água para toda a população do município, conforme relatou o prefeito Darci Sallet. Em Cândido Godoi, serão atendidas 28 famílias da comunidade São João e cerca de 75 famílias para a Linha Timbaúva, segundo informou o prefeito em exercício, Mario Backes.
Para o município de Jóia, os poços serão perfurados no Assentamento 25 de Novembro, para 55 famílias e outro beneficiando o perímetro urbano, conforme o prefeito Clóvis Poletto. Em Porto Mauá o prefeito Carlos César Dinon disse que cerca de 80 famílias das localidades de Itajubá e Sete de Setembro serão beneficiadas. Em Redentora as 19 famílias de Linha Bridi I e as 25 da Linha Casa Grande passarão a contar com o abastecimento de água, conforme relatou o prefeito em exercício, Marcos César Giacomini.
O prefeito Canísio Ost, de Santo Cristo, disse que na localidade de Dona Belina 50 famílias serão beneficiadas e outras 40 na Linha Central. A localidade de Linha do Sobrado, no município de São Paulo das Missões, terá mais de 100 pessoas beneficiadas com a perfuração de um poço, conforme destacou o prefeito José Antonio Ruwer.
O prefeito Clovis Taborda Padilha, de São Valério do Sul, assinou contrato para a perfuração de dois poços que beneficiarão as comunidades de Rincão dos Correias (38 famílias) e Linha São Valério (15 famílias). E o prefeito em exercício de Seberi, Luiz João Queiroz, destacou a parceria com a Sehadur para a perfuração de dois poços beneficiando as comunidades de Linha Sabino e Linha Bonita.
Segundo o secretário Marco Alba, o trabalho de perfuração dos poços é fundamental para garantir o acesso de todos à água. “Estamos trabalhando na ampliação do abastecimento de água, o que garante melhor qualidade de vida para a população gaúcha”.
(Ascom Governo do Estado do RS, 12/09/2007)