Durante visita à prefeitura de Viamão, o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, apresentaram ao prefeito, Alex Boscaini, os investimentos que serão realizados no município, com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário.
Através de projetos encaminhados pelo governo do Estado ao Ministério das Cidades, foram garantidos R$ 107 milhões para a implantação do sistema integrado de esgoto sanitário de Viamão e Alvorada. Segundo Mário Freitas, serão construídos 268 quilômetros de redes coletoras e cinco estações elevatórias de esgoto, atendendo simultaneamente os dois municípios. “Com este investimento, a cobertura de esgoto sanitário em Viamão vai passar dos atuais 3% para mais de 22%. Isso representa que a Corsan está trabalhando para recuperar o passivo com os municípios na área de esgoto”.
O secretário destacou que os investimentos no município são resultado de um trabalho implementado pela governadora de duplicar o percentual de atendimento com esgoto sanitário. “A Corsan desenvolve historicamente um trabalho pelo abastecimento de água, mas ainda tem um déficit em relação ao esgoto. Estamos empenhados em garantir que nos próximos três anos o número de domicílios atendidos pela rede coletora no Estado, que hoje é de 280 mil unidades familiares, passe para 560 mil unidades, elevando o percentual de 13% para 26% das localidades atendidas pela Companhia”.
Participaram da reunião o superintendente regional da Corsan, Rogério Bandeira, o gerente de Viamão, Glazileu Aragones, o gerente de Vila Santa Izabel, Elio Juares de Oliveira Neto, e o representante da Metroplan Glademir de Moura Sarico. O presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Roggia, e o vereador Éderson Machado se comprometeram a apresentar o projeto aos demais vereadores do município.
(Ascom Governo do Estado do RS, 12/09/2007)