Um novo caso de febre aftosa foi confirmado nesta quarta-feira (12/09) no condado de Surrey, próximo de Londres, segundo o governo britânico. A principal autoridade veterinária britânica, Debby Reynolds, confirmou o caso próximo à fazenda Milton Park, na cidade de Egham. Uma área de segurança de 10 quilômetros foi montada no local.
A Grã-Bretanha está passando por uma campanha nacional para erradicar a aftosa, e muitos rebanhos estão sendo sacrificados. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que o governo agiu firmemente e que a aftosa está sob controle. "Em todo o momento, estaremos absolutamente vigilantes, tanto em procurar as origens, como controlando e erradicando essa doença", disse Brown à BBC.
A fazenda Milton Park fica próxima do vilarejo de Pirbright, onde o governo acredita que tenha surgido o mais novo foco de aftosa. Na Escócia e em Norfolk, dois animais doentes também estão sendo analisados para possíveis sinais de aftosa. Fontes do governo confirmaram que uma área de segurança foi montada em Norfolk.
No atual verão britânico, duas fazendas já apresentaram gado contaminado. Uma delas foi na fazenda Woolford Farm, em Surrey, no dia 3 de agosto. No dia 7 do mesmo mês, outro caso foi registrado na mesma região.
(
BBC, 12/09/2007)