Lajeado - O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas prorrogou até sexta-feira o prazo de inscrições para as entidades e instituições se habilitarem a participar do processo eleitoral de composição das vagas do comitê, cujas eleições serão realizadas dia 28.
As entidades e instituições interessadas podem se inscrever nos seguintes grupos: Grupo de Representantes dos Usuários da Água, que contempla as categorias abastecimento público; esgotamento sanitário e resíduos sólidos, drenagem e categoria especial de gestão urbana e ambiental municipal; geração de energia; produção rural; indústria; transporte hidroviário interior e mineração; lazer e turismo. Ou Grupo dos Representantes da População, que abrange Legislativos estadual e municipal; associações comunitárias e clubes de serviços comunitários; instituições de ensino, pesquisa e extensão; organizações ambientalistas; associações de profissionais; e organizações sindicais.
A entidade interessada poderá optar pela inscrição em mais de uma categoria do mesmo grupo, desde que comprove sua atuação na bacia. As entidades e instituições que efetuarem a inscrição dentro do prazo e se enquadrarem nos pré-requisitos estarão habilitadas a participar do processo eleitoral.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Executiva do Comitê Taquari-Antas, que funciona junto à Univates, em Lajeado, fone 3714-7000, ramal 343, e na Secretaria Executiva do Conselho de Recursos Hídricos (Sema/RS), em Porto Alegre, fone (51) 3288-8163, ou ainda pelo e-mail taquariantas@univates.brSaiba mais
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica é um colegiado de entidades e instituições representativas dos diferentes segmentos da sociedade e dos órgãos do governo, criado com base na Lei Estadual nº 10.350, de 30 de dezembro de 1994, e nas Constituições do Estado do RS e da República Federativa do Brasil. O Comitê Taquari-Antas foi o primeiro a ser criado, através do Decreto nº 38.558, de 08/06/1998, seguindo os parâmetros da lei estadual que define a política de recursos hídricos do Rio Grande do Sul. Sua função é auxiliar na administração da conservação da qualidade e da quantidade da água e também na compatibilização dos interesses no uso dos recursos hídricos na bacia. A Bacia do Taquari-Antas envolve mais de 120 municípios, numa área de 26 mil quilômetros quadrados desde a região dos Campos de Cima da Serra, onde se inicia o Rio das Antas, em São José dos Ausentes, até a região do Taquari.
(
O Informativo do Vale, 12/09/2007)