Com inscrições gratuitas, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg) oferece aos professores da rede municipal de ensino o curso "Repensando a Educação Ambiental no Contexto Escolar". Ao abordar o contexto sobre práticas educativas ambientais, o curso se desenvolverá a partir do dia 26 de setembro, com o término previsto para o dia 7 de novembro, das 19h às 22h, no Auditório do Hospital Universitário (HU).
O projeto de extensão é coordenado pela professora e doutora Elisabeth Brandão Schmidt. De acordo com a coordenadora, o projeto surgiu do interesse em discutir com os educadores o seu entendimento sobre Educação Ambiental e a vinculação que fazem desse assunto com sua prática pedagógica, "tendo em vista a problemática socioambiental que assola o planeta e também as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam a Educação Ambiental como uma “temática transversal” que deve perpassar as diversas áreas do conhecimento".
"Com a crença na Educação Ambiental transformadora, desveladora da realidade e dos problemas sociais, planejamos este curso de formação continuada, no sentido de pensarmos coletivamente a dimensão da Educação Ambiental nos espaços escolares", acrescenta a coordenadora.
As inscrições podem ser efetuadas até o próximo dia 25, na secretaria do PPGEA – Campus Carreiros da Furg, ou pelo telefone 3233.6615, no período da manhã, das 8h30min às 11h30min e pela tarde, das 14h às 17h.
>> Confira a programação:26/09 – Apresentação do projeto, objetivos, metodologia, avaliação e histórico e diferentes vertentes da EA
03/10 – Educar pela pesquisa em Educação Ambiental
10/10 – Educação Ambiental sob a ótica da inclusão/exclusão
13/10 – Atividades não-presenciais
17/10 – A Constituição do Educador Ambiental no Contexto Escolar
24/10 – Metodologia da Educação Ambiental
27/10 - Atividades não-presenciais
31/10 – Outros Olhares sobre a Educação Ambiental
07/11 – Roda de conversa: apresentação das relações que os professores estabelecem entre prática cotidiana em sala de aula com a Educação Ambiental.
(Por Bruno Kairalla,
Jornal Agora, 12/09/2007)