O primeiro lugar na estatística da devastação é da Mata Atlântica.Proposta de Emenda Constitucional busca elevar Cerrado a patrimônio nacional.
Nesta terça-feira (11/09) comemorou-se o Dia Nacional do Cerrado. O bioma representa um quinto do território nacional e está presente em 10 estados brasileiros. Formado por uma vegetação resistente, que mesmo sem chuva apresenta flores, o Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado, perdendo apenas para a Mata Atlântica.
De acordo com ambientalistas, a velocidade do desmatamento deste tipo de vegetação é assustadora. Desde que a capital Federal foi deslocada para o Centro-Oeste, em 1960, metade do Cerrado já foi devastado.
A agricultura e, principalmente, a pecuária ocupam o espaço da vegetação nativa. A lei diz que 20% de qualquer propriedade na área do Cerrado devem ser preservados, o que não é respeitado. No Distrito Federal, só as áreas do Parque Nacional de Brasília, das Águas Emendadas e do Jardim Botânico escaparam.
PatrimônioPara tentar mudar esta situação, uma proposta de Emenda Constitucional que eleva o Cerrado a patrimônio nacional está pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.
O professor da UnB Donald Sawyer defende que as plantações e o gado ocupem as áreas que já foram desmatadas, para não abrir novos focos.
"O bioma tem uma riquíssima biodiversidade, que também será muito útil para a humanidade. O Cerrado é o berço das águas para os rios brasileiros, que também geram a maior parte da energia utilizada no Brasil. Temos também estoque de carbono, que, se o Cerrado continuar sendo desmatado nesse ritmo, contribuirá para o aquecimento global", aletra o professor.
(
G1, 11/09/2007)