O secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, participou, nesta terça-feira (11/09), em Taquara, da solenidade de inauguração da sede do 1º Grupamento Ambiental do Batalhão da Brigada Militar, com recursos do projeto Conservação da Mata Atlântica.
Segundo o secretário, ter uma nova sede faz-se importante para que o Comando Ambiental possa cumprir sua missão de fiscalizar e, com isso, proteger o meio ambiente em Taquara e região. “É importante também pelo significado de parceria, uma vez que resultou de uma cooperação entre o Estado do Rio Grande do Sul, o governo alemão e o Banco KfW, em um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, compreendendo a construção civil e os instrumentos necessários para a ação fiscalizatória”, enfatizou.
O projeto Conservação da Mata Atlântica foi implantado no Estado na década de 1990, com a participação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Fundação Zoobotânica (FZB), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Batalhão de Polícia Ambiental (hoje Comando Ambiental da Brigada Militar), do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e de ONGs, com assessoria do Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo do projeto gerenciado pela Sema é contribuir para a proteção dos remanescentes e a recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica, com gestão, proteção e manejo sustentável das Unidades de Conservação, além da recuperação e controle ambiental nas demais áreas abrangidas. Dentro deste contexto, a participação do Comando Ambiental da Brigada Militar é imprescindível não apenas na proteção, mas também na conservação e recuperação do bioma Mata Atlântica, nas Unidades de Conservação e nas propriedades privadas que contenham áreas de preservação permanente.
A nova sede, de 400 m2, está localizada na Rua Sete de Setembro, em Taquara. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Taquara, Cláudio Kaiser, o secretário das Obras Públicas, Coffy Rodrigues, e autoridades da Brigada Militar.
(Ascom Governo do Estado do RS, 11/09/2007)