A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa gaúcha realizará no dia 28 de setembro audiência pública no município de Tenente Portela para tratar da falta de ligação asfáltica até o Salto do Yucumã, localizada no Parque Estadual do Turvo. O anúncio foi feito pelo presidente da comissão, deputado Aloísio Classmann (PTB), durante reunião ordinária desta terça-feira (11/09). Segundo Classmann, o objetivo é mobilizar as lideranças políticas e as comunidades da região e pressionar a liberação dos R$ 4 milhões previstos no orçamento da União de 2007 para a realização da obra.
Classmann afirmou que faltam 13 quilômetros de estrada para o acesso ao Salto do Yucumã que tem a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. A rota turística contemplará em torno de 53 municípios. O parlamentar lembrou que a bancada federal gaúcha apresentou emenda ao orçamento da União para a alocação de R$ 8 milhões para o desenvolvimento turístico do Rio Grande do Sul. “Estamos buscando a parceria do governos estadual e federal para a realização da obra. O acesso à região vai desenvolver o turismo rural e religioso”, disse. Segundo Classmann, as comunidades esperam pela rodovia há mais de 40 anos.
Participaram da reunião os deputados Iradir Pietroski (PTB), Alberto Oliveira (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Álvaro Boéssio (PMDB), Raul Carrion (PCdoB), Ronaldo Zülke (PT), Adolfo Brito (PP) e Marco Peixoto (PP).
(Por Daniela Bordinhão, Agência de Notícias AL-RS, 11/09/2007)