O Encontro Macro Regional Sul, "Cúpula dos Povos do Sul pela Vida, a Água, a Democracia e a Autonomia" será realizada de hoje (11) a 14 de setembro, na cidade de Arequipa (Peru), paralelamente à XXVII Convenção Mineira. Nesse espaço se irá discutir e propor alternativas frente às políticas neoliberais e, em particular, aos conflitos ocasionados pelas atividades extrativas e de exploração dos recursos naturais dos países latino-americanos, como é o caso da atividade de mineração.
O evento é a primeira de uma série de atividades que estão programadas, até o próximo ano, por organizações sociais latino-americanas e européias, frente ao processo de assinatura de um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a Comunidade Andina de Nações (CAN) e a União Européia (UE). Organizações das duas regiões começaram um processo de integração alternativa, o Enlaçando Alternativas, com o qual resistem ao modelo político-econômico vigente e se organizam para construir as alternativas.
A Comissão para movimentos e organizações sociais do Enlaçando Alternativas disse, em comunicado de imprensa, que o objetivo do evento é "construir uma alternativa própria, em defesa de nossos direitos e reivindicações históricas. Para isso, estão sendo organizados os encontros macro regionais sul, norte, centro e Lima metropolitana".
A programação compreende seis mesas públicas, oficinas simultâneas, uma assembléia e uma marcha. Amanhã os participantes da Cúpula discutirão neoliberalismo, TLCs, e suas conseqüências no Peru; além dos processos de resistência no país. Na quarta-feira, os debates serão sobre territórios, militarização, criminalização dos protestos sociais e os processos de resistência na América Latina. Na quinta-feira (13), os temas da mesa serão: iniciativa para a integração da infra-estrutura regional sul-americana (IIRSA) e suas conseqüências no Peru; e mineradoras e recursos naturais.
No último dia de evento haverá uma Assembléia sobre a Cúpula dos Povos 2008; a aprovação do pronunciamento da Cúpula pela Vida, a Água, a Democracia e a Autonomia; vigília pelo "Direito à Consulta" em solidariedade com o povo de Piura; discussão do Caso Majaz e uma marcha dos povos do sul.
Em maio de 2008, o Enlaçando Alternativas organizará a "Cúpula dos Povos 2008". O evento será paralelo à Cúpula Presidencial da América Latina com a Europa, e ambas serão realizadas no Peru.
(
Adital, 10/09/2007)