A chegada dos dias de calor e a expectativa de aumento da procura dos porto-alegrenses pelo refresco do Guaíba levou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) a projetar melhorias ao longo de toda a orla. Os principais incrementos estarão concentrados na Usina do Gasômetro, no Centro, seguindo até onde funcionou o Estaleiro Só. Até o final do ano, a pista das avenidas Beira-Rio e Diário de Notícias serão recapeadas entre o Parque Gigante e o estaleiro. A extensão do Gasômetro ao parque foi concluída no ano passado. Em todo o percurso, serão instaladas lixeiras, bebedouros, bancos de praça, fitness (para alongamento), investimentos em paisagismo e sinalização.
Os 19 quiosques cadastrados, no calçadão do entorno do estacionamento do Gasômetro, serão padronizados, ganhando toldos. A limpeza da área será a contrapartida dos vendedores, que serão capacitados em oficinas de educação ambiental. Serão instaladas lixeiras para separação dos lixos seco e orgânico. Segundo o secretário Beto Moesch, a preocupação com essas áreas ocorre todo o ano, apesar de ser nesse período que elas ganham fôlego.
Em outubro, a prefeitura deve criar um comitê gestor para tratar exclusivamente do verão na Capital. O comitê ainda depende de aprovação da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico. Nas praias da zona Sul, haverá maior investimento em Belém Novo, por causa da depredação. Em Ipanema e no Lami, haverá manutenção dos chuveiros.
(
Correio do Povo, 11/09/2007)