A Fundação Centro de Agronegócios (Cenag) promove nesta sexta-feira um seminário para debater o biocombustível como uma nova oportunidade de negócios para o desenvolvimento da Região Sul. Além das tradicionais palestras e debates entre público e palestrantes, o encontro de negócios oportunizará o agendamento de encontros de empreendedores com especialistas e investidores, assim como oferecerá espaço e tempo para a exposição de máquinas, equipamentos, produtos, tecnologias e prestação de serviços.
O evento ocorre na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em Capão do Leão, das 8h às 17h. O seminário é destinado a empreendedores, produtores rurais, profissionais liberais, pesquisadores, comerciantes, industriais, prestadores de serviço, empresas integradoras, bancos e agências de fomento. As inscrições são de graça e devem ser feitas pouco antes do início do encontro.
Novas fontes de energiaUma perceptível alteração na matriz de produção de energia motivada pelo alto preço do petróleo e pela reação da sociedade aos danos ambientais, causados pela emissão de poluentes decorrente da queima de combustíveis fósseis, é percebida em todo o mundo, inclusive no Brasil (líder mundial na produção de etanol a partir da sacarose contida na cana-de-açúcar).
Por causa de uma lei federal que prevê a obrigatoriedade de 2% de biocombustível no diesel e de 5% a partir de 2013 o País também já está investindo na produção do biodiesel: combustível já largamente utilizado em alguns países europeus e que deverá ocupar um importante lugar na composição de novas matérias-primas energéticas. "Se a nossa região não mudar a matriz produtiva, nunca vai se desenvolver. A produção de pêssego está obsoleta e a de soja e gado somente para consumo estão atrasadas e não são mais suficientes para o desenvolvimento da região", declara Eduardo Osório, diretor da Cenag.
E é na busca por novas fontes alternativas renováveis de energia que muitos projetos em andamento se apóiam em matérias-primas vegetais e animais, especialmente pela elevada capacidade e eficiência produtiva do agronegócio nacional, pelas extensas áreas cultiváveis existentes e pela disponibilidade de água.
E tudo isso a região de Pelotas disponibiliza também. Por isso, o seminário pretende discutir não somente os assuntos energéticos globais e nacionais, mas principalmente os locais. Na ocasião serão propostas alternativas para o estabelecimento de uma nova matriz energética compatível com a realidade regional e ainda será analisado o posicionamento estratégico e competitivo da região, em vista de oportunidades de produção e de comercialização de biocombustíveis, com a criação de microusinas de biodiesel por meio de financiamentos públicos e privados.
Alternativo e rentávelO cultivo de matéria-prima vegetal e da criação animal poderão passar a dar mais lucro a partir do momento que o produtor se conscientizar de que os produtos serão utilizados não somente para comercialização de alimentos, mas também para a produção de combustíveis naturais que serão consumidos no maquinário da propriedade e vendidos a grandes empresas.
Há possibilidade de lucro dobrado com o cultivo de algumas oleíferas que darão ao produtor duas safras por ano, visto que o girassol e a canola, por exemplo, são culturas de inverno. Dessa maneira, o produtor poderá continuar colhendo outras matérias-primas, como a soja, no verão.
Programação8h - Inscrições (gratuitas)
8h45min - Abertura
9h - Palestra Cenário atual e futuro em biocombustíveis
9h40min - Intervalo
10h - Painel Matérias-primas para a produção de biodiesel e de etanol
a) Oleíferas
Palestrante: Gilberto Omar Tomm
b) Pesquisa em matérias-primas
Palestrante: Márcio Magnani
c) Zoneamento da cana-de-açúcar
Palestrante: Nídio Antônio Barni
d) Celulose
Palestrante: Luciano da Silva Pinto
14h - Painel 2 Processamento e comercialização
a) Microdestilarias de álcool
Palestrante: Dênis Renato Delavi
b) Microusinas de biodiesel
Palestrante: Maria Regina Alves Rodrigues
c) Distribuição de biocombustíveis
Palestrante: Henrique Ribeiro Artur
15h15min - Intervalo
15h30min - Painel 3 Financiamentos e oportunidades de negócios
a) Política estadual de incentivo às microdestilarias
Palestrante: Nelson Härter
b) RS Energia
Palestrante: Rogério Augusto de Wallau
c) Financiamento público e privado
Palestrante: Carlos Alberto Vaz da Silva
17h - Encerramento
(
Diário Popular, 11/09/2007)