Uma depressão tropical pode se formar nos próximos dias no Atlântico, disse na segunda-feira (10/09) o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). Em um boletim divulgado às 5h30 (6h30, horário de Brasília), o NHC disse que uma ampla área de baixa pressão associada a uma frente tropical está localizada cerca de 1.500 quilômetros a oeste-sudoeste do arquipélago de Cabo Verde (África Ocidental).
Três de cinco modelos climáticos mostram o sistema se aproximando das ilhas do leste do Caribe em cerca de cinco dias. A possível tempestade avança no sentido oeste. Segundo o NHC, o sistema está "gradualmente se tornando mais bem organizado, e tem potencial para se transformar em depressão tropical".
Caso vire tempestade tropical (ventos de 63 a 117 km/h), o NHC vai batizá-lo de Humberto. O mercado energético fica atento a tempestades tropicais porque elas podem prejudicar a produção e refino de gás e petróleo dos EUA no golfo do México. Para o mercado de commodities, a preocupação é com os laranjais da Flórida e as plantações de algodão da costa sul dos EUA.
(
Estadão Online, 11/09/2007)