No dia em que comemorou 49 anos, o Jardim Botânico de Porto Alegre deu início a uma série de atividades festivas. Neste mês de aniversário, a instituição ligada à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul recebe uma exposição com 26 esculturas (feitas de material reciclado, arame queimado e resina) intitulada Espécie Humana.
De autoria da artista plástica Adriana Xaplin, a mostra - que se estende até 28 de outubro - está espalhada pelo pátio externo e qualifica ainda mais o passeio pelas trilhas no meio do mato. Segundo ela, as esculturas retratam transtornos da sociedade. Uma delas destaca os casos de mortalidade infantil que assolam a humanidade.
No próximo domingo, das 11h às 17h, ocorre o JardinAção. Dentro da iniciativa, a criançada vai poder participar de ações lúdicas no Museu de Ciências Naturais. Além disso, o Jardim Botânico se tornará palco para apresentações artísticas de dança. Também serão oferecidas oficinas de reciclagem e trilhas orientadas. Outra atração para a garotada será a 1ª Feira do Livro Infantil, marcada para ser realizada de 20 a 23 de setembro.
O Jardim Botânico conta com uma área de 41 hectares. "Estamos programando a realização de atividades mensais que devem se estender até 2008, ano do cinqüentenário", informou a diretora da instituição, Raquel Scalabrini. Aberto pela primeira vez à visitação em 10 de setembro de 1958, o local atua na conservação de plantas do Estado através da pesquisa. Também cuida do cultivo e da propagação de plantas, especialmente daquelas ameaçadas e com potencial econômico, e de espécies necessárias para a restauração de ecossistemas. Mantém um banco de sementes que promove a pesquisa em armazenamento, contribuindo para a preservação de material genético. O Jardim Botânico funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O valor do ingresso é de R$ 2,00 para adultos e de R$ 1,00 para estudantes.
(
JC-RS, 11/09/2007)