A Companhia Energética São Salvador (CESS) informa que cerca de 400 pessoas bloqueiam,desde as 2h desta segunda-feira (10/09), a estrada que dá acesso ao canteiro de obras da hidrelétrica de São Salvador, localizada no município de Paranã, próxima 8 km de São Salvador do Tocantins (TO). Os manifestantes impedem a entrada e saída de funcionários e, se o bloqueio for mantido, a obra será paralisada, segundo informou a empresa. A CESS é um projeto da Tracbel do grupo estrangeiro Suez.
Cerca de 2800 pessoas trabalham na construção da hidrelétrica de São Salvador, que terá 243 MW de capacidade instalada. A CESS iniciou a obra em junho de 2006 e a previsão é concluir os trabalhos no primeiro semestre de 2009. A usina deverá ser o primeiro projeto concluído da área de geração de energia elétrica do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
A CESS informou que tem cumprido todas as suas obrigações previstas nas licenças ambientais e no contrato de concessão. Em outubro de 2006, a auditoria BVQI Brasil emitiu um certificado confirmando que os programas sociambientais previstos pela empresa estão de acordo com a legislação brasileira, bem como os parâmetros do BNDES, BID e Princípios do Equador.
A companhia garantiu que tem um diálogo abreclama erto com a população local, pois já participa efetivamente do Foro de Negociação, criado e coordenado pelo IBAMA, com a participação do Ministério Público estadual e federal, associações de representantes das familias atingidas, prefeitos e demais autoridades locais. A empresa informou ainda que criado em fevereiro, o fórum já teve cinco reuniões. Após uma série de encontros, a empresa tem demonstrado as ações realizadas no sentido de promover a justa indenização aos proprietários e o tratamento mais adequado para o reassentamento das famílias não proprietárias.
(Por Ramona Ordoñez,
O Globo, 10/09/2007)