Seis explosões em diferentes localidades atingiram tubulações de gás natural e gás liquefeito da Pemex na madrugada desta segunda-feira (10/09), no México. Das seis áreas atingidas pelas explosões, quatro se incendiaram. Não há relato de vítimas, mas os ataques à estatal mexicana levaram as autoridades locais a evacuar mais de 21 mil pessoas nas áreas onde ocorreram as explosões.
Até o momento, ninguém assumiu a autoria do atentado. As autoridades desconfiam de um grupo guerrilheiro mexicano, o Exército Popular Revolucionário, que já realizou ataques semelhantes há dois meses. O presidente Felipe Calderon, que está em visita à Índia, divulgou uma nota de repúdio ao ataque.
A Pemex adotou medidas emergenciais para garantir a recuperação do abastecimento nas áreas atingidas pelas explosões com a maior rapidez possível assim que os incêndios cessarem. Além das áreas residenciais, diversas empresas também foram prejudicadas pelo corte no fornecimento. A estimativa é que a situação se normalize em cerca de 72 horas.
(Por Adilson Fuzo,
Valor Online, 10/09/2007)