Gerenciar todas as iniciativas educacionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), além de capacitar os 2.350 servidores da instituição, fornecedores e funcionários de empresas terceirizadas na área de saneamento. Estas são as propostas da Universidade Corporativa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Unidmae), inaugurada ontem, em Porto Alegre. A abertura dos trabalhos no auditório da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São João Navegantes, na zona Norte da Capital, começou com uma palestra do prefeito José Fogaça.
A coordenadora do Unidmae, Sandra Mara Moura Pereira, disse que a nova instituição vai atender aos funcionários e a quem presta serviço ao Departamento. "A universidade é voltada para a qualificação técnica e irá funcionar como uma área estratégica do Departamento", destacou. A idéia, segundo Sandra, é envolver com o treinamento todos os profissionais da empresa e colaboradores em geral. As aulas serão ministradas em unidades do órgão municipal. "É a primeira universidade no Estado na área de saneamento", comentou. A Unidmae foi criada pelo Decreto Municipal 15.489 de fevereiro de 2007.
De acordo com o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, enquanto em uma universidade tradicional os cursos e programas são regulados por lei e estruturados segundo normas rígidas do Ministério da Educação (MEC), numa universidade corporativa eles atendem às necessidades das pessoas que integram as empresas. Palestras e o ensino a distância serão as formas de qualificar os participantes do projeto. Segundo Presser, a instituição tem como objetivo principal melhorar a relação do departamento com o usuário, garantindo uma comunicação mais eficaz com os porto-alegrenses.
O prefeito José Fogaça disse que a criação da universidade abre uma nova frente de desenvolvimento para o Dmae, com foco na qualidade de gestão e prestação de serviços, de acordo com o modelo de gestão implementado pela prefeitura. "Além de promover o acesso ao conhecimento, a Unidmae surge para valorizar e preservar a memória e o patrimônio da empresa", acrescentou.
(
JC-RS, 11/09/2007)