Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10/09) a Universidade Corporativa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Unidmae), primeira no Estado na área de saneamento. O prefeito José Fogaça ministrou a aula inaugural, no auditório da Estação de Tratamento de Esgotos São João Navegantes. De acordo com o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, a universidade irá oferecer programas divididos em três núcleos: educação-continuada, desenvolvimento gerencial e desenvolvimento técnico e operacional em saneamento.
Criada pelo Decreto Municipal 15.489, de 8 de fevereiro de 2007, a Unidmae atende os funcionários do Dmae e a cadeia de colaboradores, da qual fazem parte fornecedores, clientes, terceirizados e empresas co-irmãs. A instituição é voltada para a qualificação técnica e irá funcionar como uma área estratégica do Dmae, comprometida com o treinamento e o desenvolvimento dos profissionais da empresa e colaboradores em geral.
Conforme Fogaça, a criação da universidade abre uma nova frente de desenvolvimento para o Dmae, com foco na qualidade de gestão e prestação de serviços, de acordo com o modelo de gestão implementado pela prefeitura. “Além de promover o acesso ao conhecimento, a Unidmae surge para valorizar a cultura corporativa, preservando a memória e o patrimônio da empresa”, destacou.
Comunicação eficaz
Presser resaltou que o funcionamento da instituição que tem como objetivos principais melhorar a relação do departamento com o usuário, garantindo uma comunicação eficaz com a sociedade. Participaram da aula inaugural a coordenadora da Unidmae, Sandra Moura Pereira, o secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchin, e o presidente da Procempa, André Imar Kulcynski.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 10/09/2007)