A Royal & SunAlliance está apostando no mercado de energia renovável. Tanto que acaba de criar a divisão ?Global Renewable Energy?, com o objetivo de promover soluções globais de seguro para o mercado de energia renovável, segmento em que a seguradora britânica tem 25 anos de experiência em energia eólica, hidráulica, de biomassa e em reciclagem energética.
Para isso, a companhia reuniu seus principais experts para observar o crescente mercado mundial de energia renovável. Diversos países têm estabelecido metas para o uso de energia limpa, de acordo o Protocolo de Kyoto, que visa mudar a matriz energética mundial, atualmente alicerçada em fontes de origem fóssil, não renováveis. A União Européia, por exemplo, determinou que 20% do total da oferta de energia em 2020 deverá vir de fontes renováveis. Em 2006, esse número não passava de 6,5%.
?A energia renovável está atraindo investimentos sérios, com os governos ao redor do mundo buscando reduzir a emissão de gás carbônico. Isso consolida a importância da energia renovável como uma fonte viável para o mundo. A Royal & SunAlliance está expandindo sua capacidade regional e especializando-se nas necessidades de cada mercado, para criar uma única operação global para o setor?, diz Ken Norgrove, CEO da ?Global Renewable Energy?.
Energia Eólica - O seguro para energia eólica é o primeiro produto mundial lançado por essa nova unidade de negócio. Maior seguradora de energia eólica da Escandinávia, onde esse tipo de fonte energética é amplamente difundida, a Royal & SunAlliance oferece seguros para fábricas, construtoras, operadoras e financeiras.
A expectativa é que, em 2015, o mercado mundial de seguros para a energia eólica alcance £1 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões). ?Estamos investindo de acordo com a demanda global por esse tipo de energia. A energia eólica está liderando em termos de capacidade e taxas de crescimento, então estamos focando, inicialmente, esse mercado. O objetivo é levar esse modelo de negócio bem-sucedido na energia eólica para outros tipos de energias limpas, como solar, reciclagem energética, biomassa e hidráulica?, completa Norgrove.[3]
Brasil ? Segundo o diretor de estratégia da Royal & SunAlliance Seguros, Angelo Colombo, a seguradora inglesa tem como um dos focos o mercado de energia eólica do Brasil. "No Brasil, temos uma carteira consolidada de seguros de Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil operacional para PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) e também para grandes hidroelétricas. Além disso, temos grande apetite pelo mercado de energia eólica, que deverá se desenvolver no país nos próximos anos?, afirma.
(
Segs, 11/09/2007)