Oferecer informações sobre a situação da pesquisa em áreas secas a gestores, pesquisadores e estudantes. Eis o objetivo principal da II Conferência Internacional sobre Água em Regiões Áridas e Semi-áridas, que ocorre em Gravatá, Pernambuco, de 9 a 12 de setembro. A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) organiza o evento em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A Agência Nacional de Águas (ANA) apóia a Conferência.
Os organizadores esperam que cerca de 300 especialistas compareçam em Gravatá para participar dos debates. Quem vai ao evento pode participar de palestras e pôsteres direcionados a questões técnicas e gerenciamento dos recursos hídricos em regiões áridas e semi-áridas do mundo.
Também haverá discussões sobre, por exemplo, políticas públicas e práticas agrícolas em áreas com pouca disponibilidade hídrica, sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento, salinização de solos, processos hidrológicos e previsão hidrológica em bacias não instrumentadas.
A primeira edição do Congresso ocorreu em novembro de 2006 na cidade de Lubbock, nos Estados Unidos, e foi organizado pelo Centro Internacional de Estudos para Regiões Áridas e Semi-áridas (ICASALS).
(Ascom ANA, 10/09/2007)