As comissões de Minas e Energia; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promovem, na quarta-feira (12/09), audiência pública conjunta para apresentação do Programa Nuclear da Marinha. A exposição será feita pelo comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto. O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelos deputados André de Paula (DEM-PE), Julio Semeghini (PSDB-SP) e José Otávio Germano (PP-RS).
Eles explicam que o programa nuclear é dividido em dois grandes projetos: o Projeto do Ciclo do Combustível e o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (Labgene). De acordo com os parlamentares, o objetivo da audiência é mostrar a importância do programa e quais as condições necessárias para que seja concluído, "trazendo ao Brasil os benefícios do avanço tecnológico de ponta".
Construção de reatores
Os deputados informam que, desde 1979, a Marinha do Brasil desenvolve o programa nuclear, cujo objetivo é estabelecer no País competência técnica para projeto e construção de reatores do tipo Pressurized Water Reactor (PWR) e seu combustível. "O trabalho acumulado em quase 30 anos representa enorme progresso para a definição de uma nova política energética para o Brasil, além de prover o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da indústria de defesa do País", destacam os parlamentares.
A reunião ocorre às 11 horas, no plenário 14.
(Agência Câmara, 10/09/2007)