Na manhã desta segunda-feira (10/09), o deputado Adão Villaverde (PT) participou da solenidade de posse do coordenador regional da Fundação Nacional da Saúde no Rio Grande do Sul (Funasa), Gustavo de Mello. A cerimônia foi realizada às 11h, no auditório da Funasa, na avenida Borges de Medeiros, 536, 12º andar. Gustavo de Mello foi presidente da Corag e chefe adjunto da Casa Civil do governo estadual na gestão de Olívio Dutra. Também participaram do evento o deputado federal Henrique Fontana (PT) e o ex-ministro do Desenvolvimento Agrária, Miguel Rossetto.
A Fundação Nacional de Saúde, órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento. É também a instituição responsável pela promoção e proteção à saúde dos povos indígenas. As ações de inclusão social, por meio da saúde, são feitas ainda com a prevenção e controle de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas de interesse especial, como assentamentos, remanescentes de quilombos e reservas extrativistas.
Durante a cerimônia, Gustavo de Mello lembrou que o PAC Funasa será lançado oficialmente no próximo dia 19, em Brasília, e vai destinar R$ 4 bilhões até 2010 para a área de saneamento no País. O investimento será aplicado em pequenos municípios, comunidades indígenas e quilombolas.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 10/09/2007)