O diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, anunciou nesta segunda-feira (10/09) que a estatal está estudando a possibilidade de investir na construção de uma central petroquímica em um país da América Latina, para a produção de insumos a partir do gás natural.
“Esta é uma iniciativa que está em acordo com a estratégia da empresa de manter sinergias com as operações nos países em que atua, além de confirmar as nossas perspectivas de ampliar a nossa presença no setor petroquímico”, informou.
Cerveró não quis adianta o quanto será investido e nem qual país será o escolhido para a implantação da petroquímica.
“Não se trata da ampliação da unidade petroquímica que adquirimos na Argentina com a compra da Perez Companc, nem tão pouco da compra de uma unidade já existente. A nossa meta é mesmo construir uma nova planta em parceria com o país escolhido para o investimento”, disse.
A nova unidade não está inserida no Plano de Negócios da companhia para o período 2008-2012, e que prevê investimentos de US$ 200 milhões para o setor petroquímico.
“Esta quantia é insignificante para um empreendimento deste porte. De qualquer forma ainda é cedo para falar em investimentos, uma vez que sequer está definido o país onde a planta será construída”, disse.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 10/09/2007)