Na comemoração da sua 45º edição, a Nova Equipotel 2007 reúne-se ao grupo de empresas, entidades e pessoas preocupadas com a responsabilidade sócio-ambiental. A partir deste ano, a feira conta com os serviços da Ambiente Global, que será responsável pelos de coleta seletiva, treinamento da equipe de limpeza da feira e pela produção do inventário de emissão de carbono, um relatório que representa a quantidade de gás carbônico emitido, direta ou indiretamente, pelo evento e calcula o número de árvores necessárias para neutralizar este efeito. Este cálculo leva em consideração variáveis como o transporte utilizado pelos visitantes e energia consumida durante a realização do evento.
Segundo Marcos Castro Milone, diretor de marketing da Nova Equipotel 2007, a expectativa é reciclar no total 13 toneladas de lixo, sendo seis toneladas de plástico, cinco toneladas de papel e duas toneladas de metal. "Para se ter uma idéia da importância desta ação, cinco toneladas de papel reciclado representa a preservação de 75 árvores", afirma. O diretor de marketing conta ainda que espera, com a ação, motivar os visitantes para que eles também reciclem seu lixo.
Segundo dados da pesquisa Ciclo 2006, da Associação Compromisso Empresarial para Reciclagem, em São Paulo, são coletados cerca de duas mil toneladas de lixo por mês. Entre os principais materiais coletados estão o papel e papelão (38%) e o plástico (20%). O alumínio, presente nas latinhas de refrigerante, aparecem na pesquisa com 1%. Os dados foram calculados com base no peso de cada material.
Comparado com outros países, o Brasil ocupa a nona posição na preliminar de 2004 do ranking mundial da revista PPI - Pulp & Paper International, com o índice de 45,8% de recuperação de papel. Isto significa que, em 2004, foram reciclados mais de 3.360 dos 7.333 mil toneladas de papel coletados.
Sustentabilidade nos Hotéis - Como implementar ações ambientalmente corretas e socialmente justasNo dia 12 de setembro, as diretoras da Ambiente Global proferirão a palestra "Sustentabilidade nos Hotéis - Como Implementar ações Ambientalmente Corretas e Socialmente Justas". Para as palestrantes, o objetivo principal é mostrar aos profissionais do setor que é possível implantar este tipo de ação.
Ana Paula Caribé é formada em Direito pela Faculdade Milton Campos de Belo Horizonte (MG), especialista em Direito Ambiental pelo Senac (São Paulo) e pós-graduada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo). Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de São Sebastião e Ilha Bela e coordenadora de comunicação da ONG Alnorte. Atualmente é diretora executiva da Ambiente Global - Comunicação, Eventos & Sustentabilidade.
Graça Lara é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) com 16 anos de atuação como jornalista. É integrante da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientalistas e uma das fundadoras da Associação Brasileira das Mídias Ambientais. Auditora ambiental pelo Eara - Environmental Auditors Registration Association, possui MBA Internacional em Gestão Ambiental e é mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Assume hoje o posto de diretora executiva da Ambiente Global - Comunicação, Eventos & Sustentabilidade.
(
Envolverde, 10/09/2007)