A governadora Yeda Crusius assinou, na manhã de sábado (08), a ordem de início das obras de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São Jorge. O investimento para reforma da ETE é de R$ 4 milhões e duplicará a atual capacidade de tratamento de esgoto, passando de 51 litros por segundo para 100 litros por segundo. A obra, que tem prazo de execução de 300 dias, beneficiará 128 mil habitantes.
Para a governadora, saneamento é saúde. “Nós estamos podendo assinar essa ordem de serviço tornando a reforma da ETE São Jorge uma realidade para o litoral norte, mesmo com as dificuldades para sanar as finanças do Estado”, afirmou. Segundo Yeda, o governo está cumprindo o seu compromisso eleitoral, “trazendo um novo modelo de gestão em relação ao uso do dinheiro público, com investimentos em áreas prioritárias”. A governadora enfatizou também que a reforma da Estação São Jorge traz a Capão da Canoa “o que existe de mais moderno em termos de tratamento de esgoto no mundo”.
De acordo com o secretário da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, a Corsan historicamente se especializou em abastecimento de água, recebendo inclusive prêmios em relação a sua qualidade, mas ao mesmo tempo a companhia possuía uma dívida na questão do tratamento de esgoto. “Estamos seguindo orientações da governadora Yeda Crusius focando nosso projeto estruturante fundamentalmente no processo de saneamento básico, que inclui o zelo pelo tratamento da água, que já é excelente, mas de forma especial no tratamento de esgoto e em sua ampliação”, disse o secretário.
A melhoria na qualidade de vida dos veranistas e moradores de Capão da Canoa também foi ressaltada pelo diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas. “Esta reforma tem um significado especial, pois a vazão do tratamento de esgoto será duplicada e uma água de excelente qualidade será devolvida ao meio ambiente”.
O prefeito de Capão da Canoa, Jairo Marques, agradeceu os esforços da governadora Yeda Crusius e destacou a importância dos investimentos em saneamento básico para o município. De acordo com o prefeito, os moradores e veranistas da cidade terão significativa melhora na qualidade de vida e saúde.
Participaram também da solenidade da assinatura da ordem de início das obras de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São Jorge o deputado federal, Viera da Cunha, o deputado estadual, Alceu Moreira, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr, o secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Netto, o presidente do Corede Litoral Norte, Adelar Hengemühle, a secretária do Codesul, Eliana da Cunha, e o superintendente regional da Corsan, Enio de Souza, além de secretários municipais e autoridades regionais.
(
Litoral Norte RS, 09/09/2007)