Policiais da 3ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM), sediada em Pelotas, encontraram e apreenderam ontem em uma chácara localizada no interior do município de Cerrito, na Zona Sul do Estado, um total de 26 pássaros silvestres que eram mantidos ilegalmente em cativeiro. Além das aves também foram apreendidas 21 gaiolas e cinco alçapões.
A ação foi resultado de investigações feitas pelos próprios policiais da 3ª Companhia. Por volta das 14h30min, os policiais chegaram até a propriedade e não foi preciso muito tempo de revista para encontrar os pássaros. Entre os espécimes apreendidos estavam: seis tico-ticos-rei, sete bicos-duro, 11 cardeais, um canário-da-terra e um coleiro-da-chácara. A grande quantidade de gaiolas e os alçapões encontrados levantaram suspeitas de que a chácara fosse um ponto de comércio clandestino de aves silvestres. Os policiais, no entanto, não conseguiram reunir provas desta possível comercialização.
O proprietário da chácara, um agricultor de 55 anos, foi autuado por crime ambiental e maus-tratos aos animais, pois os pássaros eram mantidos em condições inadequadas de higiene e um deles apresentava ferimentos em uma das patas. Além de ser multado em R$ 500,00 por exemplar apreendido, o homem ainda poderá ser punido com seis meses a um ano de detenção, caso seja condenado.
(
Diário Popular, 10/09/2007)