O Núcleo Amigos da Terra Brasil convida a imprensa a participar da palestra-debate na Quarta Temática da Cidade do dia 12 de setembro. O tema é o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre e, o convidado, Régulo Ferrari, técnico em Trânsito e Transporte da EPTC e Coordenador do Grupo Técnico de Acompanhamento do Plano. Ele vai mencionar a forma como a Prefeitura está planejando as ciclovias na capital.
O Projeto Quartas Temáticas da Cidade, que iniciou com sucesso em 08 de agosto com o tema "A Lei solar transforma Porto Alegre numa Cidade Solar?", debate as questões relacionadas à problemática socioambiental, relevantes no contexto atual, para a cidade de Porto Alegre. O projeto é fruto da parceria entre o Núcleo Amigos da Terra/Brasil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), e é viabilizado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). Entre os seus objetivos está o de ampliar a influência da sociedade sobre as políticas públicas municipais para o meio ambiente.
No evento do dia 12 de setembro, Régulo Ferrari vai tratar de como o plano definirá as redes de ciclovias que serão implantadas nos próximos anos, como estarão integradas às demais redes de transporte e quais serão suas infra-estruturas de apoio. Segundo ele, serão criados Programas de Implantação e de Gestão que "visam dotar a administração pública de aparato institucional que garanta a continuidade das ações, abordando medidas na área de educação para o trânsito, campanhas de conscientização e destinação de recursos para execução de obras e manutenção dos equipamentos".
A próxima palestra-debate das Quartas Temáticas da Cidade vai acontecer no dia três de outubro na Smam sobre a Futura sede dos Amigos da Terra; Centro de Referência em Arquitetura Sustentável no Meio Urbano, com a equipe CaSaNaT (Criação em Arquitetura Sócio-Ambiental para o Núcleo Amigos da Terra).
(Imprensa NAT, 07/09/2007)