Cinco focos de incêndio de grande proporção foram registrados neste domingo (09/09) entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, Oeste do estado. O maior deles aconteceu em uma mata nativa, situada às margens do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região da Estrada Velha de Guarapuava. Até o início da noite, bombeiros e funcionários do Prev Fogo ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tentavam controlar o fogo.
Segundo os bombeiros, o fogo na reserva situada a quatro quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu, conhecida como Mata do Buba, começou por volta das 12h. Até as 18h, o incêndio já havia consumido pelo menos 20 hectares da mata. Não se sabe o tamanho exato da área, que tem mais de 40 hectares. Cerca de 15 homens, do Corpo de Bombeiros e da Brigada do Ibama, com dois caminhões-pipa, tentavam conter os focos, cuja origem era desconhecida.
Santa Terezinha de ItaipuOutro foco ocorreu na área rural de Santa Terezinha de Itaipu, logo após um acidente de carro que matou uma pessoa. O veículo, um Corsa, queimou após ter capotado e o fogo acabou se espalhando pela mata. Com efetivo reduzido para atender ocorrências simultâneas, os bombeiros levaram quatro horas para controlar o incêndio.
Outro veículo, que apresentou problemas mecânicos, também acabou provocando um foco de incêndio na região do Arroio Dourado, área rural de Foz.
CriminosoJá no final da tarde, policiais florestais tentavam conter o quinto foco de incêndio, que pode ter sido criminoso, também próximo à Estrada Velha de Guarapuava, em Foz do Iguaçu.
Conforme boletim do Instituto Simepar, a maior parte do estado apresentava risco extremo para ocorrência de incêndios neste domingo – índice mais preocupante em uma escala que vai de nulo a extremo.
Nas regiões Oeste, Central e Norte, o índice de umidade relativa do ar no período da tarde ficou em 20%.
(
Gazeta do Povo, 10/09/2007)