A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (06/09), dois requerimentos de informações dirigidos aos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, além de um outro convidando o Comandante Militar da Amazônia, Raimundo Nonato de Cerqueira Filho, para audiência pública, com o objetivo de esclarecer denúncias de sobrevôos ilegais de aeronaves venezuelanas sobre terras indígenas de Roraima. Os três requerimentos são de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Face à gravidade das denúncias, o presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), decidiu enviar uma comissão de três senadores para uma entrevista imediata com o ministro da Defesa.
Mozarildo Cavalcanti manifestou sua preocupação com as notícias veiculadas na imprensa de Boa Vista de que helicópteros e outras aeronaves venezuelanas teriam sobrevoado ilegalmente áreas indígenas do Estado de Roraima, no dia 8 de agosto. Segundo Mozarildo, essa não é a primeira vez que índios e colonos do estado fazem esse tipo de denúncia envolvendo aeronaves da Venezuela, com alegações recorrentes de que "haveria interesse de venezuelanos em fomentar atividades de garimpo em áreas reservadas ao índios Yanomami".
Heráclito decidiu submeter ainda a votação, na mesma reunião, oito decretos legislativos com acordos internacionais celebrados entre o Brasil e países amigos, alegando a necessidade de "limpar a pauta" para que a comissão possa dedicar-se, com mais calma, à realização de várias audiências públicas já marcadas.
(Por Laura Fonseca, Agência Senado, 06/09/2007)