Com painéis solares e cataventos, a casa gera sua própria energia, alimentando todos os equipamentos e mantendo aquecida a água de um boiler de 400 litros. Um sistema de recolhimento de água da chuva irriga o jardim. O esgoto é tratado com biofiltro e biofossa ecologicamente corretos.
Essa casa do futuro limpo é o Parque de Energias Alternativas da Uenf, em Campos (RJ), uma unidade de pesquisa que vai abrir as portas ao público para visitas em grupo. O objetivo do parque é o desenvolvimento de técnicas não convencionais de produção de energia e a conscientização da sociedade sobre a importância do uso de energias alternativas.
Construído com apoio da Termoelétrica TermoRio e da Secretaria de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, o projeto foi instalado em área de 2.500 metros quadrados, onde foi erguida uma casa demonstrativa de 130 metros quadrados; uma unidade de armazenamento, controle e distribuição de energia; seis aerogeradores de 1,0 kw cada um, dos quais cinco serão destinados à produção de energia para o próprio local e um para a extração de água do subsolo; e 24 painéis solares, capazes de produzir 3,6 kw de energia. Na construção do parque foram empregados materiais ecologicamente corretos.
Cerca de 25 pesquisadores de diversas áreas da Uenf utilizam o parque em pesquisas sobre energias renováveis, como a eólica, a solar e a de biocombustíveis. Há pesquisas sobre biodiesel, biogás, hidrogênio capim vegetal e até melaço de cana-de-açúcar.
As visitas serão realizadas preferencialmente às quartas-feiras, em dois horários: 14h30 e 18h. Agendamentos pelo e-mail peauenf@uenf.br.
(Por Marina Lemle, JB online, 08/09/2007)