A aparição de duas baleias da espécie franca em Laguna, no Sul do Estado, se transformou em um espetáculo que centenas de pessoas assistiram bem de perto. Os mamíferos entraram no canal de ligação entre o mar e a Lagoa Santo Antônio dos Anjos e alegraram a platéia ao nadar e saltar em companhia de golfinhos durante quatro horas.
As baleias, uma adulta e o filhote, deixaram o mar e ingressaram no canal conhecido como molhes da barra. Um grande número de curiosos se reuniu, nas duas margens, disputando os melhores lugares para tentar fazer fotografias da aparição.
- Tinha visto muito pela televisão, mas, ao vivo, é uma coisa impressionante - contou o supervisor de obras Augusto Brasileiro, 42 anos.
Gritos e palmas eram ouvidos a todo instante quando as baleias se mostravam. Quando elas permaneciam submersas, a ansiedade tomava conta das pessoas para saber onde as baleias apareceriam novamente.
- Cadê ela, cadê ela? - era a frase mais pronunciada pela maioria dos observadores.
Em alguns momentos o clima de festa dava lugar a apreensão, quando barcos e lanchas se aproximavam e colocavam em risco a segurança das baleias.
Por volta das 17h, as baleias nadaram calmamente em direção ao mar e deixaram turistas e moradores cheios de boas lembranças na memória e nas máquinas fotográficas.
De acordo com a bióloga Karina Grock, do Projeto Baleia Franca, aparentemente os mamíferos estavam com boas condições de saúde.
(Por Marcelo Becker, Diário Catarinense, 08/09/2007)