O Comitê de Recepção à P-53 reúne-se neste sábado (08/09), na sede da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), para definir o dia de entrada do casco da P-53 no Porto. A expectativa era de realizar a operação de rebocamento da plataforma até o cais do Porto Novo neste domingo, mas a troca da água de lastro da embarcação está mais demorada do que o esperado, segundo informações do diretor-técnico da Suprg, Carlos Renato Rodrigues, integrante do comitê. Também, quando a plataforma retornar da troca de lastro para a posição de 35 milhas dos Molhes da Barra, ainda haverá a operação de substituição dos dois rebocadores oceânicos por outros cinco portuários e outros procedimentos preparatórios.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica, CEEE, divulgou, quinta-feira (06/09), aviso de interrupção no fornecimento de energia elétrica para São José do Norte, por no máximo uma hora, no domingo (09/09) e na segunda-feira (10/09), no intervalo das 9h às 13h, devido à entrada da plataforma no Porto. Porém, na tarde de ontem, o chefe do Centro Regional Litoral Sul da Companhia, Fabrício Oliveira, disse ter sido informado pela Petrobras de que a operação não irá mais ocorrer domingo. Poderá ser na segunda-feira, dependendo das condições do tempo. O desligamento da rede de transmissão para São José do Norte, que deverá ocorrer no momento em que a P-53 passar por baixo dos cabos, será efetuado por medida de segurança. Oliveira acredita que não ocorrerá problemas. Ele relatou que o casco vai passar com no mínimo seis metros de distância da linha de transmissão, o que 'é mais do que precisaria para que a plataforma passasse sem o desligamento'.
Durante a operação de entrada do casco, a equipe da CEEE vai ser comunicada por um prático da Barra sobre o momento em que deverá ocorrer o desligamento. A Praticagem da Barra fez o planejamento da operação, durante a qual terá dois práticos a bordo da Petrobras 53 e um no rebocador líder. Conforme o diretor-técnico da Suprg, a intenção da Praticagem é começar cedo o processo de rebocamento para o Porto Novo, por volta de 6h. No caso de ocorrer algum problema, haverá tempo de resolvê-lo e atracar a P-53 antes do anoitecer.
(Por Carmem Ziebell, Correio do Povo, 08/09/2007)