O papa Bento 16 pediu aos países industrializados que não repitam os erros cometidos no passado e não prejudiquem o ambiente. A mensagem foi enviada hoje aos participantes do simpósio "Ártico: Espelho de Vida", realizado na Groenlândia.
"Os países industrializados não são moralmente livres para repetir os erros cometidos no passado e assim seguir imprudentemente prejudicando o ambiente", disse o papa na carta dirigida ao patriarca Bartolomeu 1º (líder espiritual dos cristãos ortodoxos), que promove o evento.
O papa expressou que "o cuidado com o ambiente, a promoção de desenvolvimento sustentável e a atenção particular à mudança climática têm de ser temas de grave preocupação para a família humana". "Pesquisas científicas recentes demonstram com clareza que o impacto das ações humanas em qualquer lugar ou região pode ter efeitos mundiais", destacou.
Para o pontífice, o combate aos danos ambientais passa pela disseminação de idéias e experiências. "Os países devem compartilhar as tecnologias limpas e assegurar que seus próprios mercados não contribuam para a proliferação da poluição."
(Efe, Folha online, 07/09/2007)