Com o slogan Tradição é preservar, a 26ª Região Tradicionalista, que abrange as cidades de Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu, se engajou ontem em projeto de preservação do meio ambiente.
Para aproveitar o 5 de setembro, Dia Estadual do Jovem Tradicionalista, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) resolveu sair às ruas em todo o Estado pela defesa do meio ambiente. Em Pelotas, todas as prendas e os peões da 26ª região participaram.
O peão Leonildo e a prenda Adriana, ambos de 16 anos, eram os líderes do movimento. Juntamente com outros participantes, eles distribuíram sacolas plásticas - cujo material era reciclável -no semáforo da rua Marechal Floriano Peixoto esquina com a praça Coronel Pedro Osório.
De acordo com os idealizadores do movimento, a idéia de comemorar o 5 de setembro com esta iniciativa surgiu pelo fato de o planeta viver uma situação ambiental delicada. “Hoje em dia ninguém está se preocupando com o meio ambiente”, diz Leonildo. “Distribuímos estas sacolas para os motoristas não jogarem o lixo pela janela”, explica Adriana. Outra preocupação das prendas e peões era com a limpeza da cidade. “Fizemos este movimento pensando também na limpeza da nossa cidade”, completa Márcia Petiz, diretora cultural da 26ª.
(
Diário Popular, 06/09/2007)