Em operações tendo como alvo a Grande BH, o 2º Pelotão/7ª Cia Polícia Militar do Meio Ambiente, durante todo o mês de agosto, foram apreendidas nada menos que 22 armas de fogo, 124 cartuchos de vários tipos de calibres, diversas armadilhas de caça e outros apetrechos. O objetivo das manobras da PM foi prender pessoas envolvidas com a prática ilegal de caça, atingindo também os municípios de Esmeraldas, Florestal, Juatuba, Igarapé, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Rio Manso, Sarzedo, Mário Campos, Itaguara, Crucilândia, Bonfim, Itatiaiuçu e Piedade dos Gerais.
A PM apreendeu ainda duas armas brancas, 26 redes usadas em pescarias, quatro tarrafas, 134 animais da fauna silvestre, e até mesmo drogas como cocaína (um papelote) e maconha (uma bucha). Como conseqüência da operação, 12 pessoas foram presas em flagrante e conduzidas para as delegacias da Polícia Civil.
Foram atendidas 56 denúncias anônimas e lavradas 95 autos de infração. O valor total em multas aplicadas chegou a R$ 139.412. Além da operação para proteger a fauna, a PM fez um trabalho de conscientização por meio de palestras de educação ambiental. Nada menos de 167 pescadores foram fiscalizados em todo o mês passado.
(Por Vicente Ribeiro,
Portal Uai, 05/09/2007)