O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) utiliza pela primeira vez em suas obras a técnica de métodos não-destrutivos com tubos Armco. O trabalho é realizado para a interligação das galerias pluviais já assentadas do Conduto Álvaro Chaves. A execução pelos operários é realizada desde agosto, no subsolo da rua 24 de outubro, esquina com a rua Coronel Bordini. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no final deste mês.
A engenheira fiscal do Conduto pelo DEP, Miriam Muttoni, disse que a rede pluvial é executada sem a destruição do pavimento, evitando grandes escavações, inclusive sem os transtornos da interrupção do tráfego de veículos. "A execução do serviço é mais lenta devido ao fato de a escavação ser manual e avançar um metro a cada dia", salientou.
Se fossem feitas as escavações tradicionais, o trânsito na rua 24 de outubro teria que ser interrompido. Miriam informou que esta técnica é usada com freqüência em obras de canalização, de implantação de cabos de telefonia e energia, de mineração, de metrô e de recuperação de obras em galerias obstruídas.
Na primeira fase dos trabalhos, foi construído um poço-de-ataque e a partir dele são realizadas as escavações onde as folhas são armadas e parafusadas para fixação, moldando desta forma anéis de aço. "Os operários realizam a escavação subterrânea com o auxílio de uma picareta e de um rompedor - equipamento parecido com picareta elétrica", comentou.
O diâmetro do anel é de 2,4 metros, a extensão da travessia em execução é de 30 metros e a profundidade média da obra é de oito metros. Na conclusão dos serviços, os anéis de aço serão revestidos por uma camada de concreto armado projetado em uma espessura de dez centímetros.
O segundo trecho do conduto onde o DEP utilizará o método não-destrutivo será na travessia da rua Quintino Bocaiúva, no prolongamento da rua Eudoro Berlink até o parque Moinhos de Vento (Parcão). Os trabalhos neste trecho deverão começar na próxima terça-feira. A previsão é de que a sua execução dure cerca de dois meses.
(
JC-RS, 06/09/2007)