A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) confirmou que vai explorar gás natural no Brasil. A mineradora disputará blocos exploratórios com as petroleiras nos próximos leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e contratou consultores renomados para conduzir sua estratégia. Entre eles, o primeiro diretor-geral da ANP, David Zylbersztajn, que prefere, contudo, manter sigilo sobre o assunto. "Quem fala sobre isso é a Vale, tenho o compromisso de não tocar neste assunto".
Procurada, a Vale informou que está montando uma equipe própria de Exploração e Produção para o setor. "A CVRD começa agora a buscar oportunidades para a produção de gás natural, a custos competitivos e com foco em atender suas necessidades de consumo, expandindo o mercado de gás no Brasil". A empresa corre contra o tempo para assegurar o abastecimento de energia, garantido somente até 2012.
"O objetivo da Vale não é o de se tornar uma empresa de petróleo e gás, mas sim o de garantir um insumo estratégico para suas operações e seu crescimento à um custo competitivo. Nossa visão é que garantir acesso à energia competitiva é fundamental para sustentar o crescimento da empresa".
(Por Sabrina Lorenzi,
Gazeta Mercantil, 05/09/2007)