"Houve uma excelente resposta aos convites", contou a repórteres o diretor executivo da Convenção Quadro pelas Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCC), Richard Kinley, contente com os acenos positivos de líderes mundiais de todo o planeta em participar do encontro agendado para o próximo dia 24.
Cerca de 100 países indicaram que devem participar, mais da metade enviando representantes ao nível de chefes de Estado. Kinley afirmou ainda que o evento de um dia deve ser focado em ações já em andamento para diminuir o impacto das mudanças climáticas, assim como em tecnologias para combater o aquecimento global.
No começo de 2007, o Painel Intergovernamental de Mundanças Climáticas da ONU (IPCC) alertou que no fim do século 21 um mundo mais quente iria enfrentar escassez de água, secas, imundações e grandes tempestades; elevando assim problemas de saúde, nutrição e até de moradia.
O debate, que contará também com participação da sociedade civil e de empresas, irá, segundo Kinley, incrementar e gerar mais inicativas e interesses para a importante reunião de dezembro em Bali, na Indonésia. Esse encontro em Bali, reunindo membros do UNFCC, busca traçar um método para negociar cortes na poluição global que será implementado depois de 2012, quando o protocolo de Kyoto perderá a validade. Esse novo tratado deve ser concluido até 2010 no máximo, para que todos os membros possam ratificá-lo a tempo.
DebatesO encontro do dia 24 de setembro deve ser aberto com um pronunciamento do Secretário-Geral da ONU e apresentará uma série de debates nos quais os representantes dos países poderão dar seus pontos de vistas sobre os principais temas em discussão. Kinley afirmou ainda que a reunião será complementar ao encontro patrocinado pelos EUA dos 16 paises mais poluidores - que juntos alcançam 90% das emissões globais - em Washington, nos dias 27 e 28 de setembro, que terá como anfiriã a Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.
(
CarbonoBrasil, 06/09/2007)