A Bélgica está construindo a primeira estação polar antártica totalmente ecológica. Planejada para ser "emissão zero", o complexo foi desenvolvido para ter o mínimo impacto ambiental e conta com painéis solares e turbinas movidas pelo vento.
Todos os resíduos da Princesa Elisabeth, como está sendo chamada a estação, serão reciclados. Combustíveis fósseis só serão usados em caso de necessidade. Com capacidade para 20 pessoas, ela ainda no estaleiro, em Bruxelas, mas será transportada para a Antártida no final deste ano.
"Estações polares tem um impacto ambiental porque a maioria delas usa combustíveis fósseis. Há um enorme custo para comprar o combustível, um enorme custo para transportar o combustível e um enorme custo para o próprio meio ambiente", disse Maaike Vancauwenberghe, líder da iniciativa.
ModeloOs pesquisadores acreditam que o projeto da estação vai servir como um modelo de construção para ser aplicado em qualquer lugar. "Se nós vamos instalar a Princesa Elisabeth na Antártida, onde as condições são extremas, será possível aplicar o mesmo modelo na Europa e em todos os países", disse o explorador Alain Hubert.
Quando a nova estação entrar em funcionamento, em 2009, os cientistas belgas vão examinar como as geleiras estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas. "A Antártida tem um importante papel no sistema global. As massas de gelo seguram um grande volume de água que poderia aumentar os níveis dos oceanos em 5 m ou 6 m, disse Vancauwenberghe.
(
Reuters, 04/09/2007)