Após presidir parte da audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento sobre o impacto da venda do Grupo Ipiranga, o deputado estadual Adilson Troca (PSDB) ressaltou a importância do poder público acompanhar as mudanças na empresa. A reunião contou com a presença representantes do consórcio que realizou a compra, formado pela Petrobras, Ultra e Braskem, do Estado e de sindicalistas.
A principal preocupação manifestada pelos sindicatos foi quanto a manutenção dos postos de trabalho no pólo petroquímico, na refinaria e na distribuidora. Outro ponto destacado foi quanto ao futuro das operações da refinaria instalada em Rio Grande. O pedido dos sindicatos é de que a Petrobrás assuma a administração da unidade, realizando investimentos e ampliando seu potencial produtivo.
O vice-presidente da Braskem Marcelo Lyra afirmou que a concepção da empresa é de permanente crescimento e que isto é indissociável da geração de empregos. Ele afirmou que no pólo petroquímico deverão ser investidos mais de R$ 700 milhões. Em consonância, o representante da Petroquisa Edmundo Aires afirmou que as estruturas compradas já estavam enxutas e que a expectativa é de aumento no número de empregados.
O deputado Adilson Troca afirmou que a Ipiranga tem um significado especial para a comunidade de Rio Grande. “Temos confiança de que o consórcio irá valorizar essa história e torná-la ainda mais forte. Precisamos dar atenção especial a esta empresa e acompanhar cuidadosamente o desenvolvimento da troca de comando”, destacou. O parlamentar lembrou ainda que existe uma sub-comissão para acompanhar a venda da Ipiranga aprovada na Assembléia Legislativa e que ela pode ser instalada se for necessário.
Também participaram da reunião o representante do Grupo Ultra Sérgio Roberto da Costa, do Sindipetro José Marcos Olioni, do Sitramico Angelo Martins, do Sindipolo Carlos Heitor Rodrigues, os deputados Nelson Harter, berfran Rosado, Raul Pont e Ronaldo Zulke e o secretário substituto do Meio Ambiente Francisco Simões Pires.
(Por Rodrigo Wenzel, Agência de Notícias AL-RS, 05/09/2007)