Os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e do Meio Ambiente, Marina Silva, instalaram nesta quarta-feira (05/09) o Conselho dos 200 Anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que vai preparar as comemorações do bicentenário da instituição, a ser celebrado em 2008.
A ministra Marina Silva anunciou como um dos principais eventos do bicentenário do Jardim Botânico a criação do Museu do Meio Ambiente, o primeiro da América Latina focado inteiramente em questões ambientais.
“Com esse recorte de um museu ambiental, o Brasil está inovando pela abrangência. Existem algumas experiências localizadas em alguns países, mas esse com certeza será um espaço de interação, e num paradigma novo, voltado para os recursos naturais, com esse recorte ambiental, que é bem mais abrangente”, destacou a ministra.
As obras de recuperação do prédio histórico que vai sediar o museu já foram iniciadas com R$ 4,2 milhões do Ministério da Cultura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Petrobras. A inauguração do museu está prevista para dezembro de 2008.
O ministro Gilberto Gil também ressaltou a criação do museu. “A questão ambiental é uma questão eminentemente cultural, porque são os hábitos, são as formas de percepção dos seres humanos em relação à natureza. É tudo isso que garante ou não a preservação de nossos biomas, nossos ecossistemas”, disse.
De acordo com o presidente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, o espaço (museu) vai conter uma exposição interativa sobre os cenários brasileiros ambientais e planetários e os riscos a que estão sujeitos.
A programação do bicentenário também inclui exposições, seminários, palestras e lançamento de vídeos e livros.
Além dos ministros, integram o conselho mais 19 personalidades do meio científico, empresarial e artístico.
O Jardim Botânico foi criado em 1808 por D. João VI, por ocasião da vinda da família real portuguesa para o Brasil, como um espaço de aclimatação de espécies trazidas das Índias Orientais, cujos produtos eram consumidos na corte.
Hoje, o Instituto Jardim Botânico é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente. Nos 137 hectares de área verde, há mais de 8 mil espécies brasileiras e de várias partes do mundo. O espaço é visitado por cerca de 600 mil pessoas a cada ano.
(Por Adriana Brendler, Agência Brasil, 05/09/2007)