Representantes da Universidade da Região da Campanha e da prefeitura de Hulha Negra estiveram reunidos na noite da última segunda-feira, para ajustar os últimos detalhes da implantação do projeto de extensão universitária que prevê a manutenção e o controle da população de cães e gatos na cidade. O encontro aconteceu entre a diretora do Hospital Veterinário da Urcamp, Thaís des Essart Brasil da Silva Tavares e o secretário de Saúde e Ação Social de Hulha Negra, Elton Carvalho Barcelos.
Segundo o secretário, a prefeitura está engajada num trabalho de prevenção de doenças. “Atualmente estamos em construção de toda a malha de esgotos. Paralelo às obras, buscamos a parceria da Urcamp para agilizar o controle da população de cães, que se não controlada, pode resultar em riscos para a saúde humana”, enfatiza.
Para Thaís, o primeiro passo para execução das atividades é a posse responsável, que busca identificar os donos dos cães e os animais, além da distribuição de anticoncepcionais. A diretora afirmou que é importante correlacionar as doenças dos animais com as doenças dos homens. O secretário Barcelos destaca que os moradores de Hulha Negra terão a oportunidade de cuidar melhor de seus animais e conseqüentemente proteger a própria saúde e de toda a população.
As atividades têm previsão de iniciar no dia 25 de setembro. O trabalho será implantado pelos estudantes do 9º semestre da disciplina de Prática Clínico-Cirúrgica e pela equipe da prefeitura de Hulha Negra, sob orientação da professora Thaís Brasil.
(
Minuano, 05/09/2007)