– Novas Tecnologias e Aplicações em Energia Solar na Engenharia é o tema da palestra que ocorrerá na POLI no dia 14 setembro. Proposta é apresentar as novidades e tendências do uso da energia solar para aquecimento e refrigeração e mostrar como se tornar 100% independente do uso de combustíveis não renováveis
O Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP receberá, no próximo dia 14 de setembro, às 14h, o engenheiro Thomas Krause, Diretor de Exportação da empresa alemã Solvis Ltda., para a palestra Novas Tecnologias e Aplicações em Energia Solar na Engenharia.
O objetivo do evento é apresentar para alunos, professores e demais interessados no tema as novidades e tendências do uso da energia solar para aquecimento e refrigeração e mostrar como se tornar 100% independente do uso de combustíveis não renováveis.
Durante a palestra o especialista apresentará o projeto da sede administrativa e industrial da empresa Solvis, que recebeu diversos prêmios por sua concepção de Emissão Nula. Além disso, pretende detalhar projetos realizados com a utilização completa da energia solar e de outras fontes alternativas renováveis. Destaque para as instalações da chácara "Podere dei Salci", apresentada como a vanguarda da tecnologia solar da Toscana.
O palestrante - Thomas Krause é alemão, vive na Itália e fala português. Autor de dezenas de artigos na área é atualmente Diretor de Exportação da Solvis - setor Sul da Europa ( www.solvis.de) e titular da "Energia e Sole", na Toscana, empresa ativa no setor de utilização de fontes de energias alternativas renováveis para aquecimento e refrigeração de ambientes, aquecimento de piscinas e água de uso doméstico.
A empresa - Criada em 1988 a Solvis vem acumulando tecnologia e prêmios. Em 1998 recebeu o Prêmio Solar da Deutschen Gesellschaft für Sonnenenergie, pelo produto SolvisMax – uma caldeira de condensação que utiliza energia solar – definido na premiação como "produto solar tecnicamente excepcional". Em 2001 a empresa chamou a atenção mundial com o prêmio de Inovação por Arquitetura e Técnica, recebido em virtude de suas novas instalações, concebidas dentro do conceito de Fábrica de Emissão Nula, pela qual continua acumulando diversos prêmios. Em 2003 recebeu o prêmio Mundial "Energy Globe" como empresa exemplo no setor de consciência ecológica aplicada à produção industrial.
Maior Fábrica de Emissão Nula da Europa, a Solvis exporta para Áustria, Itália, Portugal, Espanha, Holanda e França. Sua projeção de faturamento para 2007 é de € 52 milhões.
Palestra: Novas Tecnologias e Aplicações em Energia Solar na Engenharia,dia 14 de setembro de 2007, às 14h, na Escola Politécnica da USP, Av. Prof. Mello Moraes 2231 – São Paulo (SP).Departamento de Engenharia Mecânica. Evento aberto e Gratuito | Inscrições no site www.pme.poli.usp.br
(
USP, 05/09/2007)